Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: NELSON GARCEZ LOURENÇO
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
Inequações: uma abordagem funcional gráfica para o ensino fundamental II
Resumo
Trata-se de uma abordagem funcional gráfica para o Ensino Fundamental II para o ensino de inequações visando melhorar o processo de ensino-aprendizagem das inequações do 1º grau com uma variável. Esta sequência propõe um ensino mais criterioso das inequações, além de incentivar a utilização de mais de uma representação ao semiótica, do tratamento e a conversão de registros de representações ,com o objetivo de colaborar na apreensão do objeto em estudo. A Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval foi utilizada como referencial teórico para elaboração de uma sequência didática que explore o tratamento e a conversão do conceito matemático. Constatou-se que alguns professores incentivam os alunos a resolverem as inequações da mesma forma que são resolvidas as equações dando destaque apenas à mudança de sinal da desigualdade quando a multiplica por(-1). Este tipo de abordagem traz prejuízos no processo de ensino- aprendizagem dos alunos e inclusive alguns professores também comentem equívocos ao relacionarem equações e inequações. Sendo assim, são necessários mais investimentos na capacitação de professores, um ensino mais criterioso das inequações, a diversificação de tipos de representações semióticas na apresentação do conteúdo abordado e materiais didáticos que possibilitem uma análise além do tratamento estritamente algébrico para o ensino das inequações.
[Download TCC]