MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LUIS FELIPE BEZERRA PEREIRA

UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
Uma introdução ingênua à teoria de resposta ao item.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo mostrar as possibilidades e as vantagens oferecidas pela utilização da Teoria de Resposta ao Item (TRI) em relação ao método tradicionalmente usado - teoria clássica dos testes (TCT) - nas escolas de ensino fundamental e médio do Brasil. A TRI já é uma grande conhecida de alguns países, por exemplo dos Estados Unidos, e é frequentemente aplicada nas avaliações de larga escala. Atualmente, no Brasil, a TRI vem sendo aplicada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Faremos o estudo desse modelo a partir de recursos computacionais, em particular o software Maple e o Excel. A fim de facilitar o entendimento, faremos simulações de pequenos testes envolvendo a TRI; casos esses que serão de suma importância para o entendimento da teoria. O software Maple nos permitiu a análise das curvas características dos itens (CCI) nos gráficos, em duas e três dimensões; além de possibilitar a estimação das habilidades. Um simulado ENEM foi aplicado a 153 alunos de escolas públicas e privadas e suas notas foram calculadas de modo simples usando a TRI, com o auxílio de um complemento no software Excel. Tal complemento possibilita a oportunidade do professor construir as notas de seus alunos usando a TRI. Assim, a melhor maneira encontrada foi usando um complemento para o Excel.
[Download TCC]