MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LEANDRO ANDRÉ BARRADA BENEDITO

UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
Uma proposta para o ensino de funções com base em algumas definições históricas
Resumo
Apresentamos neste trabalho uma proposta de ensino sobre funções, baseada em alguns momentos do desenvolvimento histórico do conceito de função. O referencial teórico é inspirado no trabalho desenvolvido por Tinne Hoff Kjeldsen e Pernille Hviid Petersen (KJELDSEN & PETERSEN, 2012), que concilia a história da matemática com o ensino de matemática, a partir da perspectiva discursiva proposta por Anna Sfard (2008). A teoria de Sfard se refere em ver a matemática como uma forma de comunicação ou como um tipo de discurso conduzido por dois tipos de regras: regras no nível do objeto e regras metadiscursivas, ou seja, as metarregras. As metarregras têm impacto na forma como os objetos matemáticos são definidos e utilizados. Com base nestes referenciais teóricos, escolhemos os momentos históricos a serem explorados na proposta e elaboramos três roteiros de ensino. Realizamos um estudo de campo com estudantes do terceiro ano do ensino médio, com o objetivo de investigarmos o impacto de uma experiência com fontes históricas governadas por diferentes metarregras na aprendizagem de função dos alunos. O principal resultado do estudo foi a desconstrução da ideia de função como expressão algébrica: ao final do estudo, os participantes passaram a admitir relações não expressas por expressões algébricas como funções. Além disso, alguns passaram a variar as representações de funções - entre a forma de expressão algébrica, a representação gráfica e a representação por diagramas de Venn.
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