Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: WAGNER DIAS SANTOS
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
LETRAMENTO ESTATÍSTICO NOS LIVROS DE ENSINO MÉDIO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Resumo
O presente trabalho é uma dissertação de mestrado em matemática realizado pelo PROFMAT/UNIRIO. Nosso estudo versa sobre a abordagem feita pelos livros didáticos quanto aos conteúdos de Estatística e Probabilidade, como eles possibilitam o desenvolvimento do Letramento Estatístico para os estudantes. Analisamos se alguns livros atuais, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015 (BRASIL, 2014), atenderiam aos componentes curriculares de acordo com as orientações propostas pela segunda versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2016), para o ensino médio. O objetivo dessa pesquisa foi identificar elementos para o desenvolvimento do Letramento Estatístico proporcionado pelos livros didáticos aos estudantes. Para isso, utilizamos a Teoria Antropológica do Didático (TAD) desenvolvida por Chevallard (1999). Foram escolhidas as três coleções mais distribuídas em todo território nacional, segundo informações obtidas no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Fizemos a análise didática e identificamos a organização praxeológica presente nas coleções: Matemática: Contexto & Aplicações de Luiz Roberto Dante, Novo Olhar – Matemática de Joamir Souza, e Matemática: Ciência e Aplicações de Gelson Iezzi et.al.. Após as análises, identificamos os níveis de Letramento Estatístico, compreensão gráfica e tabular proporcionado pelas coleções, de acordo com os níveis propostos, respectivamente, por Watson e Callingham (2003), Curcio (1989) e Wainer (1995). Apontamos como ocorre a transnumeração nas atividades, segundo Wild e Pfannkuch (1999). Como resultados de nossa pesquisa inferimos que as coleções I e II, permitem ao aluno atingir o nível inconsistente de Letramento Estatístico, enquanto a coleção III possibilita o nível consistente não-crítico, segundo a classificação estabelecida por Watson e Callingham (2003). Sendo assim, constatamos que as coleções analisadas não possibilitam um pleno desenvolvimento do Letramento Estatístico como estabelecido por Gal(2002). Por fim, evidenciamos algumas lacunas que os livros precisam preencher para que fiquem em consonância com os componentes curriculares propostos pela BNCC.
[Download TCC]