MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JORGE DOS SANTOS JÚNIOR

UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
LETRAMENTO ESTATÍSTICO NOS LIVROS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Resumo
O presente trabalho é uma dissertação de mestrado em matemática realizado pelo PROFMAT/UNIRIO. Nosso estudo versa sobre a abordagem feita pelos livros didáticos quanto aos conteúdos de Estatística e Probabilidade, e como eles possibilitam o desenvolvimento do Letramento Estatístico dos estudantes. Além disso, verificamos se os livros atuais, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017 (BRASIL, 2016), atenderiam aos componentes curriculares de acordo com a terceira da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017), para os anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo dessa pesquisa foi identificar elementos para o desenvolvimento do Letramento Estatístico proporcionado pelos livros didáticos aos estudantes. Para isso, utilizamos a Teoria Antropológica do Didático (TAD) desenvolvida por Chevallard (1999). Foram escolhidas três coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental, de acordo com o registro de maior distribuição pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Fizemos a análise didática e identificamos a organização praxeológica presente nas coleções: Praticando Matemática, Vontade de Saber e, Compreensão e Prática. Após as análises, identificamos os níveis de Letramento Estatístico, compreensão gráfica e tabular proporcionado pelas coleções, de acordo com os níveis propostos, respectivamente, por Watson e Callingham (2003), Curcio (1989), Wainer (1995). Apontamos como ocorre a transnumeração nas atividades, segundo Wild e Pfannkuch (1999). Inferimos que as coleções analisadas, citadas acima, nesta ordem, permitem ao aluno atingir, respectivamente, os níveis Informal, Consistente não crítico e Inconsistente de Letramento Estatístico, propostos por Watson e Callingham (2003). Constatamos que as coleções analisadas não possibilitam um pleno desenvolvimento do Letramento Estatístico, como estabelecido por Gal (2002). Foram evidenciadas também algumas lacunas que os livros precisam preencher para que fiquem em consonância com os componentes curriculares propostos pela BNCC.
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