Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: VANESSA PIRES SANTOS
UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará - Santarém - PA
Dissertação
Título
Um Estudo da Pratica Docente com Base na Teoria Antropologica do Didatico.
Resumo
A presente pesquisa buscou analisar como ocorrem as organizações matemáticas e didáticas utilizadas por professores de matemática do 1º ano do ensino médio para organizar o estudo de Função Quadrática. A coleta de dados foi realizada por meio de observação das aulas da professora participante, entrevista com questões semiestruturadas, e análise do livro didático utilizado pela docente. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, e, para a análise das organizações matemáticas, utilizamos a Teoria Antropológica do Didático – TAD, em que buscamos identificar o conceito e os componentes de uma praxeologia: tarefa, técnica, tecnologia e teoria. Para a análise das praxeologias didáticas, utilizamos os seis momentos de estudo, propostos por Chevallard dentro da TAD. Dentre os resultados obtidos, observamos que as práticas efetivas na sala de aula valorizam o momento do trabalho das técnicas, e, de acordo com Bosch e Gascón (2001), essas organizações podem ser chamadas de organizações didáticas tecnicistas.
[Download TCC]