Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DANIEL DE OLIVEIRA LIMA
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
A AVALIAÇÃO POR HABILIDADES E COMPETÊNCIAS: UM CAMINHO PARA REPENSAR A SALA DE AULA
Resumo
Buscou-se neste trabalho discutir os aspectos epistemológicos, as definições e as contribuições que uma avaliação centrada no aluno pode contribuir para o seu desenvolvimento. Assim, como procurou-se pensar sobre a abordagem utilizada em sala de aula confluindo para um modelo inovador de avaliação. Nesse estudo, destaca-se o modelo utilizado pela equipe de Matemática da Escola SESC de Ensino Médio (ESEM), formato que utiliza como referência as habilidades e competências. Com isso, tem –se o objetivo de investigar as potencialidades, os avanços e os desafios em utilizar habilidades e competências no processo pedagógico: planejamento, sala de aula e avaliação. Serão abordadas as concepções que orientam a equipe acerca da avaliação, a importância em transpor para a prática em sala de aula, relacionando com as diretrizes constantes do projeto pedagógico da escola. O presente estudo revela a importância de se repensar os processos de ensino e aprendizagem, assim como rever os critérios de avaliação e seus instrumentos e como as avaliações de larga escala podem auxiliar o trabalho em sala de aula. No final desse estudo, relatou-se quais foram os caminhos percorridos, as estratégias e quais foram os primeiros resultados obtidos.
[Download TCC]