Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCEL CHACON GONÇALVES
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O objetivo deste trabalho foi realizar reflexões sobre o ensino de Estatística na Educação Básica. Para isso foram consultados artigos da literatura em Educação Estatística e descritos alguns materiais didáticos. Além disso, por meio de questionários de resposta aberta, investigaram-se três grupos distintos de pessoas quanto ao ensino da Estatística na Educação Básica: professores de Matemática da Educação Básica, coordenadores de graduação de Licenciatura em Matemática e pesquisadores em Educação Estatística. De fato, em todos os casos, trataram-se de amostras de conveniência com um número reduzido de respostas. Os PCN introduziram o ensino de Estatística desde os anos iniciais do Ensino Fundamental há cerca de 20 anos. A BNCC vem reforçar a importância da Estatística na Educação Básica, incluindo o tópico “Estatística e Probabilidade” como um dos cinco eixos temáticos de Matemática, desde o primeiro ano do Ensino Fundamental. Além disso, houve um crescimento expressivo de grupos de pesquisa em Educação Estatística nas últimas duas décadas. No entanto, todas essas mudanças parecem impactar de forma muito lenta a formação do professor de Matemática.
[Download TCC]