MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: VANESSA GALHARDO DE CASTRO VERÍSSIMO DE OLIVEIRA

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
MANCALA: UM JOGO DE ESTRATÉGIA CONTRIBUINDO PARA O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA
Resumo
Este trabalho trata de como é possível tornar o Ensino-Aprendizagem da Matemática mais prazeroso. Através da utilização de um jogo de estratégia africano e muito antigo, despertar nos meus alunos a vontade de aprender, a alegria de fazer trabalho em grupo e acima de tudo, a vontade de raciocinar. Os alunos ficaram mais próximos entre si e quebraram o preconceito com a disciplina. Aquela matéria enfadonha que não servia para nada na vida deles, a partir dessa experiência tornou-se divertida e interessante. Inicialmente, os alunos foram apresentados ao Jogo. Sua origem, suas características, regras e sua importância na cultura africana e global. Em seguida os alunos jogaram para se familiarizarem com as regras, utilizando caixas de ovos vazias e milho de pipoca. Depois os alunos foram separados em grupos para confeccionarem seus próprios tabuleiros, com suas características, suas preferências, explorando nesse momento a criatividade e a conscientização da reutilização de materiais que antes eram descartados. Para um registro de capacidade de abstrair as operações matemáticas e as estratégias utilizadas individualmente, os alunos responderam uma atividade escrita. Esta foi preparada como se o aluno estivesse jogando com outra pessoa, e cada um teve que descrever a jogada que faria de acordo com o que foi feito pelo “seu adversário”. As respostas dos alunos foram analisadas uma a uma. Elas são apresentadas através de gráficos, os quais nos ajudam a compreender como o Jogo foi capaz de atingir ou não alguns objetivos para cada grupo de alunos. Portanto, o mais interessante de todo o trabalho, foi como o Mancala passou a ser um marco nas nossas aulas. Antes do Mancala, turmas que não gostavam da Matemática, sequer conseguiam ficar o tempo todo atentos à aula, pedindo para sair toda hora, dando algumas desculpas. Depois do Mancala, alunos interessados em aprender, encorajados a enfrentar os problemas que lhes eram propostos. Alunos comprometidos, dispostos a participar e a contribuir, cada um de sua forma, com o andamento dos conteúdos, independentemente destes estarem relacionados ou não com o jogo de estratégia utilizado.
[Download TCC]