Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: VANESSA GALHARDO DE CASTRO VERÍSSIMO DE OLIVEIRA
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
MANCALA: UM JOGO DE ESTRATÉGIA CONTRIBUINDO PARA O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA
Resumo
Este trabalho trata de como é possível tornar o Ensino-Aprendizagem da
Matemática mais prazeroso. Através da utilização de um jogo de estratégia
africano e muito antigo, despertar nos meus alunos a vontade de aprender, a
alegria de fazer trabalho em grupo e acima de tudo, a vontade de raciocinar.
Os alunos ficaram mais próximos entre si e quebraram o preconceito com a
disciplina. Aquela matéria enfadonha que não servia para nada na vida deles, a
partir dessa experiência tornou-se divertida e interessante.
Inicialmente, os alunos foram apresentados ao Jogo. Sua origem, suas
características, regras e sua importância na cultura africana e global. Em
seguida os alunos jogaram para se familiarizarem com as regras, utilizando
caixas de ovos vazias e milho de pipoca. Depois os alunos foram separados
em grupos para confeccionarem seus próprios tabuleiros, com suas
características, suas preferências, explorando nesse momento a criatividade e
a conscientização da reutilização de materiais que antes eram descartados.
Para um registro de capacidade de abstrair as operações matemáticas e as
estratégias utilizadas individualmente, os alunos responderam uma atividade
escrita. Esta foi preparada como se o aluno estivesse jogando com outra
pessoa, e cada um teve que descrever a jogada que faria de acordo com o que
foi feito pelo “seu adversário”. As respostas dos alunos foram analisadas uma
a uma. Elas são apresentadas através de gráficos, os quais nos ajudam a
compreender como o Jogo foi capaz de atingir ou não alguns objetivos para
cada grupo de alunos.
Portanto, o mais interessante de todo o trabalho, foi como o Mancala passou a
ser um marco nas nossas aulas. Antes do Mancala, turmas que não gostavam
da Matemática, sequer conseguiam ficar o tempo todo atentos à aula, pedindo
para sair toda hora, dando algumas desculpas. Depois do Mancala, alunos
interessados em aprender, encorajados a enfrentar os problemas que lhes
eram propostos. Alunos comprometidos, dispostos a participar e a contribuir,
cada um de sua forma, com o andamento dos conteúdos, independentemente
destes estarem relacionados ou não com o jogo de estratégia utilizado.
[Download TCC]