MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ALEXANDER PIRES DA SILVA

UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica - RJ

Dissertação

Título
Utilização de aplicativos matemáticos como ferramenta alternativa de aprendizagem: um estudo de caso numa turma do 9° ano de uma escola do município de Seropédica
Resumo
Esta dissertação de mestrado teve como objetivo principal a reflexão sobre o uso de aplicativos matemáticos como ferramentas alternativas de aprendizagem. Acredita-se que o uso de novas tecnologias no ensino é uma das formas de modernizar e aprimorar a educação básica, tendo como ponto de partida o constante uso dos aparelhos tecnológicos por parte dos alunos. Dessa forma, cabe aos educadores saber aproveitar essa ferramenta como uma alternativa no ensino-aprendizagem. O uso dos aplicativos educacionais Potência, Calculadora de equação do 2° grau e Mathlab, como ferramentas facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de matemática para uma turma de 9º ano, de uma escola pública no município de Seropédica, durante todo o período do ano letivo de 2016, surpreendeu no que tange aos resultados obtidos. Nos quatro bimestres escolares o percentual de discentes que fizeram uso desses aplicativos foi aumentando, o que indica uma boa aceitação. Como um dos resultados constatados na pesquisa, aproximadamente entre 3 de cada 4 alunos da turma tiveram um rendimento acima do esperado nas avaliações bimestrais.
[Download TCC]