MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: PABLO MENDES PERES DE SOUZA

UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica - RJ

Dissertação

Título
Intervenção Prática para Aplicação de Sequência Didática com Alunos de Licenciatura em Matemática
Resumo
Tivemos nesse trabalho o objetivo de analisar de forma quantitativa o uso de uma sequência didática com a temática de Números Primos aplicada em licenciandos em matemática. Com intuito de justificar o viés escolhido, nos baseamos em documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e autores que trazem considerações significativas para reflexões nesse sentido. Para referenciar a utilização dessa alternativa nos inspiramos em autores como Michéle Artigue, Antoni Zabala e Luiz Carlos Pais. Além disso, aplicamos o questionário elaborado pelo Dr. Rubens Vilhena Fonseca em sua tese de doutorado e nos baseamos no mesmo para nortear os tópicos abordados. Na pesquisa de campo, buscamos dialogar com os futuros docentes de forma a apresentar a abordagem utilizada como alternativa para a prática docente e fomentar reflexões para utilização de sequências didáticas.
[Download TCC]