Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DIANA TEREZINHA AMARO
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Campinas - SP
Dissertação
Título
Aritmética de segmentos: uma proposta de abordagem dos Conjuntos Numéricos no Ensino Médio
Resumo
A literatura aponta que a abordagem dos números reais é problemática não só no Ensino
Fundamental e Médio, mas também nos cursos de Licenciatura em Matemática e outros
cursos superiores das Ciências Exatas. Apesar de sua relevância dentro do currículo de
Matemática, a pesquisa sobre os Números Reais com ênfase na Educação Básica é relativamente
escassa, sobretudo no Brasil. Com base no estudo de Hartshorne (2000), esta
pesquisa propõe uma abordagem para os conjuntos numéricos via Aritmética de Segmentos
voltada para alunos do Ensino Médio, em que propriedades e operações envolvendo
números reais são exploradas por meio da Geometria. Para uma análise quali-quantitativa,
esta abordagem será aplicada a duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio. Os resultados
serão confrontados, segundo as competências e habilidades apresentadas nos
Parâmetros Curriculares Nacionais e na Proposta Curricular do Estado de São Paulo, com
a abordagem-controle da apostila de um sistema renomado de ensino da rede particular
adotada em uma turma do mesmo nível.
[Download TCC]