MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: DIANA TEREZINHA AMARO

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Campinas - SP

Dissertação

Título
Aritmética de segmentos: uma proposta de abordagem dos Conjuntos Numéricos no Ensino Médio
Resumo
A literatura aponta que a abordagem dos números reais é problemática não só no Ensino Fundamental e Médio, mas também nos cursos de Licenciatura em Matemática e outros cursos superiores das Ciências Exatas. Apesar de sua relevância dentro do currículo de Matemática, a pesquisa sobre os Números Reais com ênfase na Educação Básica é relativamente escassa, sobretudo no Brasil. Com base no estudo de Hartshorne (2000), esta pesquisa propõe uma abordagem para os conjuntos numéricos via Aritmética de Segmentos voltada para alunos do Ensino Médio, em que propriedades e operações envolvendo números reais são exploradas por meio da Geometria. Para uma análise quali-quantitativa, esta abordagem será aplicada a duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio. Os resultados serão confrontados, segundo as competências e habilidades apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Proposta Curricular do Estado de São Paulo, com a abordagem-controle da apostila de um sistema renomado de ensino da rede particular adotada em uma turma do mesmo nível.
[Download TCC]