Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: HORACIO EMIDIO DE LUCCA JUNIOR
UFABC - Fundação Universidade Federal do ABC - Santo André - SP
Dissertação
Título
Logaritmos: Uma proposta de abordagem no Ensino Médio utilizando a história, o contexto com as demais ciências e o Cálculo Diferencial e Integral
Resumo
Este trabalho ressalta a importância de um estudo qualitativo de logaritmos, tratando desde as dificuldades em ensinar o conteúdo ate as limitações dos alunos para compreendê-los. Apos uma breve citação sobre o comportamento dos alunos do Ensino Médio, foi feita uma proposta acerca da preparação das aulas contemplando a historia do assunto abordado para contribuir com esta preparação. Para que o aluno possa ter um conhecimento solido sobre os logaritmos, foi pedido uma busca sobre o tema, que continha uma apresentação de um histórico sobre o surgimento dos logaritmos e de suas tabelas. Relacionar os logaritmos com equações exponenciais, progressões aritméticas e geométricas e primordial e este trabalho apresenta o envolvimento de alguns alunos para demonstrar tais relações. Para um grupo de estudo, foi iniciado o estudo de calculo diferencial e integral e feita a apresentação e demonstração dos logaritmos utilizando o conceito de calculo. 4 LISTA DE TABELAS 5 Partindo das aplicações dos logaritmos e com base nos exercícios resolvidos e nos questionários respondidos pelos alunos, foi elaborada uma proposta metodológica para minimizar as dificuldades de alunos e professores no ensino de logaritmos. Em geral, o aluno do Ensino Médio, alem dos conhecimentos adquiridos ao termino do curso, têm uma nova meta, o vestibular. Entretanto, mesmo que o aluno não pretenda continuar seus estudos na área de exatas, caberá ao professor conduzir estes conhecimentos novos, não só para o vestibular, mas, sobretudo, para que o mesmo compreenda a essência do estudo de logaritmos. Para isso, foi imprescindível relacionar o estudo de logaritmos com demais áreas do conhecimento como a Física, a Biologia e a Química, demonstrando sua aplicabilidade.
[Download TCC]