Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCELO SABBADINI FRANCISCO
UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - São Carlos - SP
Dissertação
Título
PROPOSTAS DE PAGAMENTO NO ESTUDO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: ANÁLISE DE UMA ABORDAGEM PRÁTICA
Resumo
O objetivo do projeto e pesquisa foi aplicar e conjecturar sobre uma abordagem prática ao estudo de formas de pagamento, utilizando propostas comerciais do cotidiano dos alunos de um curso técnico da área de gestão e negócios. Avaliar os aspectos históricos e conceituais, bem como associá-los ao cotidiano dos alunos, no intuito de auxiliar o futuro técnico em suas próximas transações comerciais, sejam elas particulares ou profissionais, capacitando-o para avaliar conceitual e criticamente as formas de pagamento oferecidas na aquisição de um bem, foram as principais vertentes desenvolvidas na aplicação da proposta de pesquisa, conforme preconizam diversos estudiosos da área de educação financeira dentre eles GRANDO e SCHNEIDER (2011). O trabalho foi desenvolvido, segundo os pressupostos teóricos da engenharia didática, em etapas, dentre elas o estudo de aspectos conceituais e históricos do sistema Price de amortização, analise de situações cotidianas e aplicação de questionários. O professor pesquisador aplicou a proposta em uma sala do 1º módulo do Curso de técnico em finanças de uma escola técnica estadual de Jaú, bem como comparou o resultado dos alunos de finanças nos questionários com os dos alunos do curso de administração do 1º módulo cujas aulas abordaram o estudo dos mesmos conteúdos em Matemática Financeira; todavia, na turma de administração o conteúdo foi desenvolvido por meio de exposição da teoria e resolução de situações-problema. A questão norteadora de nossa pesquisa foi: “Uma abordagem prática do estudo de sistemas de financiamento pode auxiliar o aluno ao comparar formas de pagamento e optar pela opção mais econômica? ” A análise dos resultados apresentou um quadro favorável à proposta de uma abordagem prática, priorizando a utilização de situações cotidianas, do estudo de formas de pagamento oferecendo uma aprendizagem mais crítica em detrimento de um viés reprodutivo normalmente observado no ensino de matemática financeira.
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