Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: THIAGO MIGUEL RODA
UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - São Carlos - SP
Dissertação
Título
Análise Combinatória: Uma abordagem diferenciada sem a utilização de fórmulas
Resumo
Diante das dificuldades encontradas no ensino aprendizagem da Análise Combinatória nas escolas públicas, tanto para o aluno quanto para o professor do Ensino Médio, o presente trabalho ganhou forma para propor uma abordagem diferenciada. O trabalho tem como objetivo abordar a Análise Combinatória sem o uso das fórmulas, pois se tem percebido que Análise Combinatória é tratada por muitos como um ramo da Matemática que precisa decorar fórmulas, mecanizando o aprendizado dos alunos. Com isso, o conteúdo é intitulado como um dos mais difíceis em Matemática, portanto propomos trabalhar apenas com o Princípio
Fundamental da Contagem (PFC) como ferramenta das resoluções dos exercícios. Trabalhamos a proposta na prática com uma sala de 2a série do Ensino Médio, e obtemos resultados muito bons. Esperamos que o trabalho seja um material para estudos de professores e alunos.
[Download TCC]