MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: WILSON FRANCISCO DA ROCHA LIMA

UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - São Carlos - SP

Dissertação

Título
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE POLIEDROS EXPLORANDO O MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO DO CONCEITO
Resumo
O objetivo deste trabalho é compreender e levar para a sala de aula o movimento realizado pelo conceito de poliedro na história do conhecimento humano buscando responder a seguinte questão: Como seria uma sequência didática que aborde os conteúdos relacionados a poliedros que compõem o currículo de Matemática escolar atual de maneira crítica, contextualizando o conhecimento com o momento histórico no qual esse foi desenvolvido e articulando os conteúdos com pesquisas atuais da Matemática científica? Com base na Teoria Sócio-interacionista de Vygotsky e do Materialismo Dialético de Marx, exploramos neste trabalho a participação da História da Matemática no Ensino em uma perspectiva Sociocultural, a partir de situações de ensino-aprendizagem que proporcionam um diálogo entre duas culturas distintas: a) a cultura do ambiente escolar e b) a cultura na qual o conceito trabalhado foi concebido. Utilizando como metodologia a Engenharia Didática, foi elaborada e desenvolvida em uma turma de alunos do nono ano do Ensino Fundamental uma sequência didática, composta de três situações de ensino-aprendizagem, que aborda alguns conteúdos sobre poliedros que compõem o currículo da escola básica. A partir dos estudos acerca dos poliedros desenvolvidos pelos gregos Platão e Euclides e pelo matemático suíço Leonhard Euler, a sequência explora as principais características destas figuras geométricas e encerra-se nas origens da Topologia, explorando de maneira introdutória a concepção de objetos tridimensionais nesta área da Matemática.
[Download TCC]