MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CAMILA COPPI CINTRA

UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - São Carlos - SP

Dissertação

Título
PROPOSTA PARA O ENSINO DE FRAÇÕES PARA O 7o ANO: DO DIAGNÓSTICO A APRENDIZAGEM MEDIADA POR MODELO DE BARRAS
Resumo
Esta pesquisa visa apresentar e analisar as contribuições do Método do Modelo de Barras de Singapura para o ensino de frações com foco em resoluções de problemas, que foram aplicadas numa turma do sétimo ano de uma escola da rede pública do Estado de São Paulo. O que motivou o desenvolvimento deste trabalho foram os baixos índices de acerto apresentados no conteúdo de frações em avaliações unificadas do Estado de SP, bem como a importância desse tema para um eficaz processo de transição para a álgebra. O Modelo de Barras de Singapura foi adotado devido à possibilidade de proporcionar a visualização pictórica, favorecendo a passagem entre o concreto e o abstrato, sendo propício particularmente para trabalhar questões que abordam a relação parte-todo e a comparação. As atividades propostas foram baseadas nos Livros “My Pals Are Here!” de Singapura e abordam conceitos básicos de frações como identificação de numerador e denominador, obtenção de frações equivalentes e operações de adição e subtração de frações com mesmo denominador e denominadores distintos. Os resultados da sala de aula analisados neste trabalho têm a intenção de contribuir como material de apoio para os professores que enfrentam dificuldades de ensino semelhantes.
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