MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CAROLINE ANDRESSA DA SILVA ESQUERDO

UEL - Universidade Estadual de Londrina - Londrina - PR

Dissertação

Título
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO PLANO: UMA ABORDAGEM INSPIRADA EM ESCHER
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática na disciplina de Matemática no que tange a área de Geometria do ensino Fundamental II e pretende contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Geometria. A mesma se dedicou a analisar figuras planas e suas transformações a partir de reflexões, translações e rotações, contemplando os conteúdos oferecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental II. Este trabalho também se volta as obras de Escher, às construções geométricas por meio do Geogebra e aos documentos oficiais que nortearão a análise desenvolvida, oferecendo sustentação e embasamento à sequência didática. Estudos apontaram para a importância da interdisciplinaridade, levando em consideração que sua presença é constante em diversas áreas do conhecimento, tal como a Arte. Assim, o aluno consegue estabelecer relações entre o cotidiano e a Matemática, colocando-o como um indivíduo ativo na relação ensino-aprendizagem. Acredita-se que esse trabalho seja mais um auxílio para o uso do professor em sala de aula e traz uma reflexão de que o ensino precisa estar sempre pautado na interdisciplinaridade e na constante evolução tanto do educador quanto do educando.
[Download TCC]