Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GILSON MAEKAWA KANASHIRO
UEM - Universidade Estadual de Maringá - Maringá - PR
Dissertação
Título
UMA PROPOSTA DE MODELO DE ORGANIZAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumo
Este trabalho contém um modelo que chamamos multirreferencial, entre outras razões, pela adoção de várias referências que o compõem. A adoção desse modelo justifica-se pelo fato de que as soluções de problemas que afetam a Educação Matemática, particularmente no Brasil, não são apenas a mera junção de soluções políticas, econômicas, sociais ou pedagógicas. Pelo menos, essa abordagem ainda está se mostrando uma solução restrita para o problema mais geral, o de natureza complexa, com o qual se relaciona o tema da Educação. Nesse contexto, o modelo é o resultado de uma pesquisa exploratória, que busca facilitar a implementação de elementos já identificados ou influenciadores de boas práticas, integrando-os gradualmente na vida daqueles que o utilizam. De fato, um dos objetivos do modelo era transformar propostas em ações reais e implementá-las em uma rotina educacional, onde professores e alunos fazem parte de um processo ativo.
Apresentam-se e comentam-se alguns resultados, derivados de práticas de sala de aula, mostrando como a participação de professores e alunos pode ser monitorada e controlada por eles mesmos, em uma dinâmica mais colaborativa do que avaliativa.
[Download TCC]