MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: DEBORA DAIANA KLERING WIEST

UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Pato Branco - PR

Dissertação

Título
ANÁLISE DOS IMPACTOS DA PARTICIPAÇÃO NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ORIENTADORES E ALUNOS MEDALHISTAS DAS REGIÕES OESTE E SUDOESTE DO PARANÁ
Resumo
WIEST, Debora Daiana Klering. Análise dos Impactos da Participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) Para a Formação dos Professores Orientadores e Alunos Medalhistas das Regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. 237 f. Dissertação – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco, 2017. Esta pesquisa apresenta uma análise sobre a participação de alunos medalhistas e professores orientadores das regiões oeste e sudoeste do Paraná na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e, posteriormente, no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). O intuito foi analisar os impactos dessas participações na formação dos docentes e estudantes pesquisados, de averiguar se os objetivos da OBMEP estão sendo alcançados e de investigar a utilização de tal olimpíada como ferramenta auxiliadora no processo de ensino e aprendizagem de Matemática nas escolas públicas. Foi descrita a origem e o desenvolvimento histórico das olimpíadas, em especial as de Matemática; as nuances do processo de ensino e aprendizagem dessa ciência e o detalhamento de informações sobre as olimpíadas nacionais de Matemática existentes no Brasil, principalmente a OBMEP. Complementado por uma pesquisa exploratória, o presente estudo verificou, por meio da aplicação de questionários, como ocorrem as atuações dos sujeitos da pesquisa na olimpíada e no PIC e quais as possíveis vantagens e desvantagens acarretadas para a formação dos mesmos, além de apontar qualidades e lacunas no funcionamento da OBMEP bem como sugestões para o aprimoramento do programa. Os resultados sinalizam positivamente para a utilização das olimpíadas como método complementar em sala de aula quando planejado e almejado por professores em parceria com as instituições de ensino, agregando valor ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática.
[Download TCC]