Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DEBORA DAIANA KLERING WIEST
UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Pato Branco - PR
Dissertação
Título
ANÁLISE DOS IMPACTOS DA PARTICIPAÇÃO NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ORIENTADORES E ALUNOS MEDALHISTAS DAS REGIÕES OESTE E SUDOESTE DO PARANÁ
Resumo
WIEST, Debora Daiana Klering. Análise dos Impactos da Participação na Olimpíada
Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) Para a Formação dos
Professores Orientadores e Alunos Medalhistas das Regiões Oeste e Sudoeste do
Paraná. 237 f. Dissertação – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em
Rede Nacional – PROFMAT, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato
Branco, 2017.
Esta pesquisa apresenta uma análise sobre a participação de alunos medalhistas e
professores orientadores das regiões oeste e sudoeste do Paraná na Olimpíada
Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e, posteriormente, no
Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). O intuito foi analisar os impactos dessas
participações na formação dos docentes e estudantes pesquisados, de averiguar se
os objetivos da OBMEP estão sendo alcançados e de investigar a utilização de tal
olimpíada como ferramenta auxiliadora no processo de ensino e aprendizagem de
Matemática nas escolas públicas. Foi descrita a origem e o desenvolvimento
histórico das olimpíadas, em especial as de Matemática; as nuances do processo de
ensino e aprendizagem dessa ciência e o detalhamento de informações sobre as
olimpíadas nacionais de Matemática existentes no Brasil, principalmente a OBMEP.
Complementado por uma pesquisa exploratória, o presente estudo verificou, por
meio da aplicação de questionários, como ocorrem as atuações dos sujeitos da
pesquisa na olimpíada e no PIC e quais as possíveis vantagens e desvantagens
acarretadas para a formação dos mesmos, além de apontar qualidades e lacunas no
funcionamento da OBMEP bem como sugestões para o aprimoramento do
programa. Os resultados sinalizam positivamente para a utilização das olimpíadas
como método complementar em sala de aula quando planejado e almejado por
professores em parceria com as instituições de ensino, agregando valor ao processo
de ensino e aprendizagem da Matemática.
[Download TCC]