MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: BRAIAN LUCAS CAMARGO ALMEIDA

UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Pato Branco - PR

Dissertação

Título
POSSIBILIDADES E LIMITES DE UMA INTERVENC¸ A˜ O PEDAGO´ GICA PAUTADA NA METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
ALMEIDA, Braian Lucas Camargo. POSSIBILIDADES E LIMITES DE UMA INTERVENC¸A˜ O PEDAGO´ GICA PAUTADA NA METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 136 f. Dissertac¸ ˜ao – Programa de Mestrado Profissional em Matem´atica em Rede Nacional - PROFMAT, Universidade Tecnol´ogica Federal do Paran´a. Pato Branco, 2017. Essa pesquisa apresenta os resultados da investigac¸ ˜ao sobre quais as possibilidades e quais os limites da utilizac¸ ˜ao da metodologia Sala de Aula Invertida em aulas de matem´atica para turmas finais do Ensino Fundamental, especificamente do 8º ano, mediante a produc¸ ˜ao e aplicac¸ ˜ao de uma proposta pautada neste recurso metodol´ogico. Nessa abordagem de ensino, tamb´em conhecida como Flipped Classroom, o aluno tem contato com a informac¸ ˜ao b´asica sobre o conte´udo de estudo antes da aula. Assim, amplia-se o tempo do espac¸o escolar para atividades pr´aticas de compreens˜ao e de resoluc¸ ˜ao de problemas e para o atendimento personalizado do aluno. A pesquisa justificou-se devido a escassez de trabalhos relacionados a Sala de Aula Invertida, a n´?vel nacional, principalmente no ensino de Matem´atica no Ensino Fundamental e M´edio. Atrav´es das percepc¸ ˜oes dos pais, dos alunos, da equipe pedag´ogica e do professor pesquisador, buscou-se investigar quais as possibilidades e quais os limites que a metodologia Sala de Aula Invertida, adaptada em uma proposta e `a realidade do professor, seriam mais evidenciadas. Estes resultados deram-se a partir de question´arios, gravac¸ ˜oes dos encontros, folhas de registros, anotac¸ ˜oes de campo e relat´orios, e foram submetidos `a an´alise de conte´udo, conforme Bardin(2006), o que possibilitou identificar as compreens˜oes manifestadas pelos participantes. O estudo, que teve car´ater qualitativo, partiu da revis˜ao de literatura para identificar o estado da arte sobre a tem´atica. Ap´os esta etapa, houve a necessidade da elaborac¸ ˜ao de uma Proposta de Aplicac¸ ˜ao da Sala de Aula Invertida (PASAI), em que tal metodologia se fizesse ativa, adaptada `a realidade do professor pesquisador e aos conte´udos de equac¸ ˜oes do 1º grau, inequac¸ ˜oes do 1º grau e sistemas de equac¸ ˜oes do 1º grau com duas inc´ognitas. A PASAI baseia-se nas etapas: motivac¸ ˜ao; material online; resoluc¸ ˜ao e apresentac¸ ˜ao de tarefas; resoluc¸ ˜ao de desafios e diversificac¸ ˜ao das tarefas, em que cada uma delas possui estrat´egias que permitem a aplicac¸ ˜ao da Sala de Aula Invertida. Entre as possibilidades encontradas desta aplicac¸ ˜ao, destaca-se a participac¸ ˜ao e interesse dos alunos; o uso das videoaulas; a aprendizagem de forma colaborativa e melhor compreens˜ao dos conte´udos atrav´es das apresentac¸ ˜oes de tarefas. J´a em relac¸ ˜ao aos limites, evidencia-se a falta de maturidade de alguns alunos; o tempo de aula curto para algumas etapas e a falta de adaptac¸ ˜ao dos alunos em relac¸ ˜ao aos trabalhos online semanais como forma de avaliac¸ ˜ao. Al´em disso, percebeu-se que a PASAI mostra potencial adaptabilidade a outros conte´udos matem´aticos, diferentes dos que foram usados durante a aplicac¸ ˜ao da proposta, devido `as suas diversificadas etapas e facilidade de inclus˜ao delas `a realidade do professor, o qual possa adotar esta proposta. Espera-se que as possibilidades e limites encontrados nesta pesquisa sejam ´uteis para futuras aplicac¸ ˜oes desta metodologia em sala de aula.
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