Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DIEGO DA SILVA PINTO MARTINELLI
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria - RS
Dissertação
Título
GEOMETRIA ANALÍTICA: ARTICULANDO REGISTROS ALGÉBRICOS E GEOMÉTRICOS COM O GRAFEQ
Resumo
Nesta dissertação foi desenvolvida uma investigação e a criação de uma proposta didática
para o ensino de Geometria Analítica em ambientes informatizados, que possa permitir aos
discentes explorar os registros algébricos e geométricos com a utilização do GrafEq,
propiciando a articulação entre os mesmos. Nesse sentido, nossa sequencia de ensino foi
elaborada à luz da teoria dos registros de representação semiótica de Raymond Duval.
Utilizamos como metodologia da pesquisa a engenharia didática, que valoriza tanto o aspecto
teórico como experimental, ou seja, articula pesquisa e ação didática, além de proporcionar
uma organização na estrutura do trabalho. Espera-se que a sequência didática em ambientes
informatizados possa contribuir para que o aluno compreenda conceitos geométricos,
ampliando seus conhecimentos. Nosso ambiente de pesquisa foi uma turma do terceiro ano do
ensino médio, da rede pública de Porto Alegre. Verificou-se que, após a sequência de ensino
do conteúdo de geometria analítica em ambientes informatizados, os discentes apresentaramse
mais críticos e capazes de discutir em grupos para formar uma opinião consensual na
resolução de problemas, além de reconhecer elementos geométricos em seus registros
algébricos e vice-versa.
[Download TCC]