MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MÁRCIO ROCHA LIMA

UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria - RS

Dissertação

Título
(RE) DESCOBRINDO A UNIDADE RADIANO POR MEIO DO GEOGEBRA
Resumo
A pesquisa com relação à concepção de alunos sobre conceitos relacionados à Trigonometria, em especial o estudo de radiano, é tema de importância, pois envolve a discussão sobre formas de ensino e aprendizagem que por vezes são dissonantes. Assim, este trabalho tem como o objetivo identificar as concepções dos alunos sobre o tópico radiano e propor uma sequência de atividades com o uso do software Geogebra. A pesquisa foi classificada quanto à abordagem do problema como qualitativa-quantitativa. Utilizou como instrumentos para a coleta de dados questionários (pré-teste e pós-teste) formulados com questões que englobam conteúdos de razões trigonométricas fundamentais. Outro instrumento utilizado foi um roteiro desenvolvido com auxílio do software Geogebra. Participaram da pesquisa oito alunos matriculados no segundo ano do Ensino Médio em uma escola pública federal localizada na cidade de Santa Maria, RS. A análise do pré-teste demonstrou que os alunos não reconhecem o conceito de ângulo e possuem dificuldade em reconhecer triângulos semelhantes, base para o entendimento de conceitos que se relacionam intimamente com as razões trigonométricas fundamentais e que nos levam, de forma sequencial, ao entendimento sobre a constante ? e o conceito de radiano. Além disso, não reconhecem as aplicabilidades de tais conceitos no cotidiano. Após a verificação das principais dificuldades, desenvolveu-se um conjunto de treze atividades valendo-se do software Geogebra, com as quais se buscou trabalhar os conceitos errôneos apurados no pré-teste e apresentar uma proposta de ensino que se acredita motivadora, dinâmica e eficiente. Após o término das atividades aplicou-se um pós-teste para verificar se a metodologia utilizada foi eficaz como forma de promover a aprendizagem real em relação aos conceitos trabalhados. Os resultados do pós-teste mostraram que ocorreu significativa melhora do conhecimento em relação ao conceito de ângulo, semelhança de triângulos, origem e uso do número ? e da unidade radiano.
[Download TCC]