Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DIEGO SOUZA DA SILVA
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria - RS
Dissertação
Título
FUNÇÕES: CONSTRUINDO CONCEITOS A PARTIR DA ANÁLISE GRÁFICA
Resumo
O objetivo deste trabalho é verificar como uma prática pedagógica baseada na
construção e interpretação de gráficos durante o processo de ensino de funções
matemáticas facilita a aprendizagem e mune de significado o conceito de função.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujas informações resultantes da aplicação de
oficinas sobre funções a alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do
município de Canela foram analisadas, avigoradas pelos pressupostos teóricos
apresentados. Considerando a importância do estudo de funções no currículo escolar
e na compreensão de fenômenos relacionados a diversas áreas do conhecimento, a
sequência didática desenvolvida deu o enfoque principal à abordagem visual que se
pode fazer dos diversos conceitos e definições relativas a funções, possibilitada por
meio dos esboços de gráficos e de construções dinâmicas realizadas com o software
GeoGebra. A importância desta pesquisa decorre da necessidade de os professores
repensarem suas metodologias, como também dos benefícios trazidos para os alunos
na aprendizagem da Matemática, em particular para a compreensão do conceito de
função e dos demais desenvolvimentos científicos relacionados a ele. Dessa maneira,
este trabalho aponta algumas das dificuldades encontradas por professores e alunos
ao ensinar e aprender Matemática nos dias atuais; propõe uma sequência de
atividades que, a partir da modelagem e resolução de problemas reais, pretende
explorar os principais conceitos presentes no estudo de funções afins, quadráticas,
exponenciais e logarítmicas e estabelece reflexões sobre o processo de ensino e
aprendizagem de funções, analisando as consequências na aprendizagem trazidas
por uma metodologia de ensino que durante a formação de conceitos dê ênfase à
abordagem visual por meio da análise gráfica de diferentes funções.
[Download TCC]