Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOSÉ IVAN ESTEVES VIEIRA
UECE - Universidade Estadual do Ceará - Fortaleza - CE
Dissertação
Título
USO DA SEQUÊNCIA FEDATHI PARA O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
A Matemática é uma ciência muito antiga e largamente utilizada no dia a dia. Por essa razão,
desde a educação infantil as crianças já são iniciadas no aprendizado dessa ciência. Contudo,
sabe-se que tem havido falhas no processo de ensino-aprendizagem que dificultam a aquisição
desse saber, tanto por crianças quanto por jovens e adultos. Esses últimos, que fazem parte dos
programas de Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), muitas vezes apresentam
intensas dificuldades, pois já possuem histórias pregressas de déficits de aprendizagem e
abandonos escolares, além de serem indivíduos que já estão inseridos no mercado de trabalho e
têm pouco tempo para dedicação aos estudos. Logo, novos métodos de ensino de Matemática
devem ser pensados e experimentados, para que ocorra a superação dessas dificuldades. Este
estudo realizou uma pesquisa bibliográfica acerca da possibilidade de utilizar uma proposta
pedagógica nova, nomeada Sequência Fedathi, para o ensino da Matemática na Educação de
Jovens e Adultos (EJA). Para discutir essa possível utilização de metodologia foi feita
uma descrição de instrumentos pedagógicos utilizáveis na EJA por meio da descrição do uso
do quadro de valores nas operações aditivas, da subtração com reserva, da multiplicação com
reserva e da divisão pelo método breve. Em seguida mostrou-se o uso de materiais recicláveis
em aulas de sistema de numeração e algumas práticas pedagógicas vivenciadas em um CEJA.
Logo após, descreveu-se algumas práticas pedagógicas de ensino utilizadas na educação na
atualidade: abordagens tradicional, comportamental, humanista, cognitivista e sociocultural.
Diante dessa explanação foi possível mostrar a adequação da Sequência Fedathi no cenário de
ensino contemporâneo. Por fim, escolheu-se um tema da Matemática, qual seja, Sistemas de
Numeração, para mostrar como poderia esta moderna proposta, acima mencionada pode ser
utilizada no ensino dessa ciência. Para tanto, explanou-se dados das primeiras experiências na
Aritmética, a importância de cada algarismo no sistema posicional, a importância de alguns
sistemas para a informática, sistema de numeração romana e números p-ádicos. Percebeu-se,
portanto, que essa nova proposta metodológica pode ser eficaz no ensino de Sistemas de
Numeração para a Educação de Jovens e Adultos. Concluiu-se, portanto, que, mesmo sendo a
Matemática uma ciência milenar, o seu processo de ensino deve ser continuamente revisado
para que novas e mais eficazes maneiras de aprendizado sejam sempre verificadas e
atualizadas, de acordo com as demandas sociais.
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