MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FRANCISCO ARISTÔNIO DE ALMEIDA SANTOS

UECE - Universidade Estadual do Ceará - Fortaleza - CE

Dissertação

Título
A ANÁLISE COMBINATÓRIA DE UM PONTO DE VISTA SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA E PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Resumo
Este texto tem por objetivo fulcral apresentar uma abordagem de Análise Combinatória que amplie o conhecimento do professor de matemática do ensino básico, assumindo os pressupostos de Klein (2010), e sua ideia de “Matemática Elementar de um Ponto de Vista Superior”. De acordo com Rangel, Giraldo e Maculan (2014), Klein entende que o professor deve não somente ter conhecimentos específicos sobre os conceitos e as teorias que ensina, mas também saber relacioná-los e articulá-los, compreender sua natureza científica e sua evolução histórica, de forma a desenvolver uma visão ampla o suficiente para situá-los no panorama da Matemática como ciência. Trabalharemos, basicamente, a abordagem dada por Muniz Neto (2012), que mostra tópicos de combinatória de modo denso e matematicamente rigoroso e consistente. Entendemos, assim como Klein, que tal compreensão é muito importante para que o professor consiga estabelecer uma visão panorâmica da combinatória que trabalhará na escola. O diferencial de nosso texto, para não se resumir a uma versão diluída do livro de Muniz Neto (2012), é fazer ligações entre esta abordagem e a que ocorre na maioria dos livros-texto e salas de aula do ensino médio, através de exemplos e problemas criativos.
[Download TCC]