Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: AMANDA MATREIRO
UNESP - Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente - SP
Dissertação
Título
A desmistificação da Geometria por meio da ludicidade: Geoplano como ferramenta facilitadora para o ensino e aprendizagem
Resumo
A matemática é uma ciência essencial desde os primórdios, viajando pelo tempo
percebemos sua importância para o desenvolvimento da humanidade em diversos quesitos.
Ao investigarmos percebemos o quanto as pessoas possuem aversão a matemática;
analisando a maneira que a matemática vem sendo ensinada atualmente, talvez encontremos
as respostas do por que a matemática tem sido tão odiada. Percebe-se a grande
necessidade de se mudar o método de ensino para que os alunos passem a se interessar
e gostar mais da matemática. As atividades lúdicas podem ser a saída que procuramos,
pois através delas podemos construir conceitos, ao invés simplesmente de impor eles;
podemos concluir fórmulas, ao invés de dizer ao aluno que as decore. Fazer a matemática
atual, como foi feita a antiga, não com ensino tradicional, mas com construções a
partir do cotidiano das pessoas, atribuindo assim mais sentido e utilidade as fórmulas
gigantescas. Diante do exposto, o presente estudo tem por objetivo criar estratégias
pedagógicas, que tornem as aulas de matemáticas mais interessantes e significativas,
quebrando paradigmas e o tradicionalismo presentes no ensino-aprendizagem da matemática,
utilizando material pedagógico lúdico. Assim, a proposta é trabalhar com a
visualização mais facilitada utilizando recurso didático pedagógico lúdico e a partir da
análise de resultados, concluir a utilidade destas ferramentas no ensino da matemática.
[Download TCC]