Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LINA FLÁVIA MORETE DE QUEIRÓS MAIA
UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - Sorocaba - SP
Dissertação
Título
MODELAÇÃO MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: O CONCEITO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL NUMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA O 1o ANO DO ENSINO MÉDIO
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma sequência de atividades para o ensino da função exponencial de forma intuitiva e, posteriormente, apresentar sua definição na tentativa de formalizar as propriedades que serão descobertas pelos alunos. A pesquisa é iniciada trazendo uma análise de alguns trechos de documentos curriculares que tratam da função exponencial e, corroborando com tais documentos, apresentamos a Modelagem Matemática proposta por Bassanezi (2004) e os pressupostos da Modelação Matemática defendida por Biembengut e Hein (2016). A sequência de atividades é composta por oito atividades envolvendo situações cotidianas para que os alunos, em duplas ou trios, discutam sobre elas para obter os modelos matemáticos que solucionam essas situações e, em seguida, construam os gráficos das curvas que descrevem tais situações utilizando planilhas eletrônicas de cálculo. Com isso, esperamos também incentivar os professores a usar a Modelação Matemática como estratégia de ensino, vinculando a matemática com outras áreas do conhecimento.
[Download TCC]