Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: WANDERSON MENDES DE LARA
UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - Sorocaba - SP
Dissertação
Título
PROBLEMAS DE CONTAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM TAREFAS EXPLORATÓRIO-INVESTIGATIVAS E REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Resumo
Esta pesquisa originou-se a partir de inquietações relacionadas ao ensino e
aprendizagem de Problemas de Contagem no Ensino Fundamental. Com a intenção
de contribuir para a construção de conceitos básicos de Combinatória, elaboramos
tarefas de natureza exploratório-investigativas e procuramos por meio destas,
analisar as respostas produzidas por estudantes de um 8o ano do Ensino
Fundamental, com o intuito de responder a seguinte questão de investigação: que
aprendizagem ocorre com a mobilização de registros de representação semiótica
para a realização de contagens em um cenário de tarefas exploratório-investigativas
num 8o ano do Ensino Fundamental? O referencial teórico e metodológico é
constituído pela teoria dos registros de representação semiótica proposta por Duval
e pela teoria das Investigações Matemáticas, proposta Ponte et al. Além disso o
trabalho também contou com a colaboração de Pessoa e Borba. Realizamos um
breve retrospecto histórico sobre o tema, além de uma análise previa de outros
trabalhos na área, e documentos oficiais voltados para o ensino e aprendizagem da
Matemática no que diz respeito a conteúdos relacionados a Problemas de Contagem
no Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 25 alunos do
8o ano Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino do estado de
São Paulo, no ano de 2016. A coleta de dados se deu por meio de notas de campo
(diário de bordo), e dos registros produzidos pelos estudantes ao logo do
desenvolvimento da sequência de tarefas. Através desta investigação, pudemos
verificar que o estudo de Problemas de Contagem por meio de tarefas exploratório-
investigativas possibilita a articulação entre diferentes registros de representação
semiótica, o que leva a um melhor entendimento desse tema.
[Download TCC]