Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: NEANDER MEDEIROS RIOS
UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - São José dos Campos - SP
Dissertação
Título
Os números inteiros: construção histórica e as dificuldades atuais em sala de aula
Resumo
O presente trabalho apresenta o processo histórico de construção e aceitação dos números negativos, com a finalidade de identificar em tal processo as dificuldades encontradas por importantes matemáticos e que, ainda hoje, permeiam as salas de aula. Desta forma, inicialmente, apresenta-se o que se tem entendido atualmente como as principais dificuldades encontradas pelos alunos no que diz respeito à temática. Na sequência, de forma resumida, encontramos o processo histórico de formalização e aceitação dos números negativos, destacando alguns dos principais obstáculos enfrentados por importantes matemáticos envolvidos neste processo. Faz-se a construção dos números inteiros a partir da estrutura aritmética dos naturais e do conceito de relações de equivalência. E, então, busca-se um comparativo entre as dificuldades presentes no processo histórico e, atualmente, em sala de aula, com a finalidade de disponibilizar ao professor um material de consulta para a utilização da história da matemática como técnica didática na superação das dificuldades relacionadas aos números inteiros, mais especificamente aos negativos.
[Download TCC]