Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RODRIGO ANTONIO FERNANDES PIRES DE MELO
UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - São José dos Campos - SP
Dissertação
Título
Uma Análise Sobre o Estudo de Amostragem no Ensino Médio
Resumo
O conhecimento da Estatística é de grande importância, pois é uma ferramenta indispensável para qualquer cidadão no sentido de auxiliá-lo a reagir de modo inteligente às diversas informações que lhes são constantemente apresentadas. Compreende-se por estatística técnicas e métodos de pesquisa que envolvem desde o planejamento do experimento, tais como, a definição da população objetivo, a escolha do procedimento amostral, a definição do tamanho da amostra, até a análise e processamento das informações obtidas no experimento. Neste contexto, o processo de amostragem é de suma importância para a obtenção de inferências e elucidações a respeito de uma pesquisa. Desta forma, este trabalho tem por finalidade analisar criticamente o ensino de amostragem oferecido aos estudantes das escolas públicas durante o Ensino Médio e propor uma prática de aula utilizando como base a Situação de Aprendizagem 8 do Caderno do Aluno do 3 ano do Ensino Médio volume 2. O material produzido pela Secretaria Estadual de Educação, juntamente com o Caderno do Professor, orienta o trabalho dos professores por meio de situações de aprendizagem no desenvolvimento dos conteúdos específicos de cada componente curricular. A atividade executada possibilitou que os alunos aprendessem os conceitos de Estatística, com ênfase no conceito de amostragem, de maneira fluída e prática. O trabalho apresentado é de caráter prático cujo produto final é uma proposta para ensinar a amostragem no Ensino Básico.
[Download TCC]