MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: EDINEI GLEISON DA SILVA COLHIADO

UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - Sinop - MT

Dissertação

Título
UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS DADOS DE IDEB DO ESTADO DE MATO GROSSO
Resumo
Por volta dos anos 80, as discussões sobre educação no Brasil iam no sentido de se implantar um sistema de avaliação do ensino em larga escala. Tal direcionamento se deu pela necessidade do Brasil em alcançar o patamar de “país desenvolvido”. Assim, uma das diferenças sociais a ser erradicada ou, pelo menos, atenuada era o analfabetismo. Neste contexto, surgiram formas sistematizadas de avaliação do ensino nacional que, mais recentemente, culminaram no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Apesar de o IDEB ser difundido nacionalmente, as análises regionais baseadas no índice quase que inexistem. Assim, o trabalho aqui descrito teve como dados de entrada os valores de IDEB, disponíveis desde a sua criação, relativos aos 141 municípios do estado de Mato Grosso. Nestes termos, os seis anos considerados na análise foram: 2005, 2007, 2009, 2011, 2013 e 2015. A metodologia executada consistiu da análise descritiva e inferencial dos dados, seguida da análise de agrupamento. Na etapa de análise descritiva foram calculados estimadores estatísticos, construídos gráficos Boxplot e gerados mapas, para se depreender o comportamento dos dados ao longo dos anos de estudo, considerando os 141 municípios. A análise inferencial compreendeu a comparação das médias anuais de valores de IDEB. Neste caso, a pesquisa se deu mediante uma abordagem paramétrica. Por fim, os dados foram submetidos a uma análise de agrupamentos com o objetivo de identificar o comportamento espacializado do IDEB no estado de Mato Grosso e reunir municípios de desempenho semelhante. Os resultados mostraram que, as médias anuais de IDEB para os anos iniciais tinham comportamento crescente. Com base na análise espacializada dos dados, verificou-se que os municípios da porção central do estado tendem a ter melhor desempenho educacional, uma vez que se situam em regiões de desenvolvimento holístico. Para os anos finais, verificou-se que as médias para todos os anos de estudo eram deficitárias e que seu comportamento era crescente apenas até o ano de 2011, decaindo após este ano. A dinâmica de distribuição espacial de desempenho educacional para os anos finais se assemelhava ao verificado para os anos iniciais do ensino fundamental.
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