Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EDINEI GLEISON DA SILVA COLHIADO
UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - Sinop - MT
Dissertação
Título
UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS DADOS DE IDEB DO ESTADO DE MATO GROSSO
Resumo
Por volta dos anos 80, as discussões sobre educação no Brasil iam no sentido de se implantar
um sistema de avaliação do ensino em larga escala. Tal direcionamento se deu pela
necessidade do Brasil em alcançar o patamar de “país desenvolvido”. Assim, uma das
diferenças sociais a ser erradicada ou, pelo menos, atenuada era o analfabetismo. Neste
contexto, surgiram formas sistematizadas de avaliação do ensino nacional que, mais
recentemente, culminaram no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Apesar de o IDEB ser difundido nacionalmente, as análises regionais baseadas no índice
quase que inexistem. Assim, o trabalho aqui descrito teve como dados de entrada os valores
de IDEB, disponíveis desde a sua criação, relativos aos 141 municípios do estado de Mato
Grosso. Nestes termos, os seis anos considerados na análise foram: 2005, 2007, 2009, 2011,
2013 e 2015. A metodologia executada consistiu da análise descritiva e inferencial dos dados,
seguida da análise de agrupamento. Na etapa de análise descritiva foram calculados
estimadores estatísticos, construídos gráficos Boxplot e gerados mapas, para se depreender o
comportamento dos dados ao longo dos anos de estudo, considerando os 141 municípios. A
análise inferencial compreendeu a comparação das médias anuais de valores de IDEB. Neste
caso, a pesquisa se deu mediante uma abordagem paramétrica. Por fim, os dados foram
submetidos a uma análise de agrupamentos com o objetivo de identificar o comportamento
espacializado do IDEB no estado de Mato Grosso e reunir municípios de desempenho
semelhante. Os resultados mostraram que, as médias anuais de IDEB para os anos iniciais
tinham comportamento crescente. Com base na análise espacializada dos dados, verificou-se
que os municípios da porção central do estado tendem a ter melhor desempenho educacional,
uma vez que se situam em regiões de desenvolvimento holístico. Para os anos finais,
verificou-se que as médias para todos os anos de estudo eram deficitárias e que seu
comportamento era crescente apenas até o ano de 2011, decaindo após este ano. A dinâmica
de distribuição espacial de desempenho educacional para os anos finais se assemelhava ao
verificado para os anos iniciais do ensino fundamental.
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