Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ADRIANO LUIS BABINSKI
UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - Sinop - MT
Dissertação
Título
Sequência Didática (SD): experiência no ensino da Matemática
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma análise dos resultados
obtidos por meio da elaboração e aplicação de uma sequência didática (SD).
Cabe ressaltar, que a SD foi desenvolvida em uma sala de aula, do 9º ano do
Ensino Fundamental, que frequentavam a Associação Vida no município de
Sorriso. Buscou-se por meio dessa SD envolver os alunos nos estudos de
Geometria, a fim de problematizar, refletir conceitos e minimizar problemas de
aprendizagem. Utilizou-se de diferentes instrumentos didáticos para apresentar
aos alunos como realizar medidas inacessíveis, sendo este o objetivo principal
desta SD. Iniciou-se a SD com razão e proporção de figuras geométricas,
sendo na sequência trabalhado semelhança de triângulos para posteriormente
realizar atividades com medidas inacessíveis. Importante ressaltar também que
esta SD buscou tratar com os estudantes a necessidade dos conceitos
desenvolvidos em sala de aula, respeitando o conhecimento prévio dos
estudantes. Para realizar este trabalho optou-se por utilizar os conceitos
teóricos de Pais (2001) que aborda a SD, Brousseau (1986) para tratar de
situações didáticas e adidáticas, Brito (2007), Bassanezi (2009) sobre a
modelagem matemática e Onuchic (1999), D’Ambrósio (2010), entre outros,
sobre a resolução de problemas, a história e as mudanças do
ensino/aprendizagem de Matemática. Espera-se que esta proposta, contribua
para as aulas de matemática no que se refere às dificuldades e dúvidas sobre
semelhança de triângulos, e que instigue os alunos a realizar medidas
inacessíveis, pois foi observado que os alunos se tornaram acessíveis e
desprovidos de preconceitos em relação à aprendizagem da matemática,
participando e interagindo das discussões e reflexões em sala de aula.
[Download TCC]