MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ADRIANO LUIS BABINSKI

UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - Sinop - MT

Dissertação

Título
Sequência Didática (SD): experiência no ensino da Matemática
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma análise dos resultados obtidos por meio da elaboração e aplicação de uma sequência didática (SD). Cabe ressaltar, que a SD foi desenvolvida em uma sala de aula, do 9º ano do Ensino Fundamental, que frequentavam a Associação Vida no município de Sorriso. Buscou-se por meio dessa SD envolver os alunos nos estudos de Geometria, a fim de problematizar, refletir conceitos e minimizar problemas de aprendizagem. Utilizou-se de diferentes instrumentos didáticos para apresentar aos alunos como realizar medidas inacessíveis, sendo este o objetivo principal desta SD. Iniciou-se a SD com razão e proporção de figuras geométricas, sendo na sequência trabalhado semelhança de triângulos para posteriormente realizar atividades com medidas inacessíveis. Importante ressaltar também que esta SD buscou tratar com os estudantes a necessidade dos conceitos desenvolvidos em sala de aula, respeitando o conhecimento prévio dos estudantes. Para realizar este trabalho optou-se por utilizar os conceitos teóricos de Pais (2001) que aborda a SD, Brousseau (1986) para tratar de situações didáticas e adidáticas, Brito (2007), Bassanezi (2009) sobre a modelagem matemática e Onuchic (1999), D’Ambrósio (2010), entre outros, sobre a resolução de problemas, a história e as mudanças do ensino/aprendizagem de Matemática. Espera-se que esta proposta, contribua para as aulas de matemática no que se refere às dificuldades e dúvidas sobre semelhança de triângulos, e que instigue os alunos a realizar medidas inacessíveis, pois foi observado que os alunos se tornaram acessíveis e desprovidos de preconceitos em relação à aprendizagem da matemática, participando e interagindo das discussões e reflexões em sala de aula.
[Download TCC]