Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CARLINHO AUGUSTINHO HORN
UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó - SC
Dissertação
Título
A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM
Resumo
Este trabalho visa analisar o uso de modelagem matemática como estratégia de ensino de
matemática nas escolas de Educação Básica. Diante de algumas expectativas, buscamos fazer
um estudo a partir de uma perspectiva teórica e prática, a fim de responder a questão central
para consecução desta pesquisa: Como ocorre a aprendizagem de conceitos matemáticos em
atividades de modelagem, associadas a outras atividades de ensino? Propõe-se uma situaçãoproblema
que faz uso de modelagem matemática, definindo uma sequência didática que é
associada a outras sequências didáticas que usam diferentes metodologias de ensino. O projeto
foi desenvolvido no 8º ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica Catharina
Seger, município de Palma Sola, SC, turma de treze alunos. Seis estudantes formaram um grupo
para resolver o problema de modelagem em período extraclasse. As demais sequências foram
trabalhadas durante as aulas de matemática da turma em período paralelo ao desenvolvimento
da atividade de modelagem. A investigação proposta aos alunos é a determinação da quantidade
máxima de peixes a serem produzidos em um açude, tendo como foco matemático, o cálculo
do volume de água desse açude. Outras duas sequências foram elaboradas e aplicadas na turma,
tendo características de complementariedade do estudo da modelagem, objetivando a
sistematização do conhecimento matemático. Observou-se que a modelagem é forte promotora
do interesse e significação da matemática, porém, seu caráter de aplicação, restringe os
conteúdos abordados àqueles utilizados na modelagem e não proporciona a discussão da
verdade das proposições. Devido a essas limitações, o uso da modelagem associada a outras
técnicas de ensino mostra-se como uma estratégia metodológica que combina contextualização,
exigências curriculares escolares e aspectos dedutivos da matemática.
[Download TCC]