Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EUVALDO DE SOUZA CARVALHO
UFT - Universidade Federal do Tocantins - Arraias - TO
Dissertação
Título
Sequencia Didática: Uma proposta para o ensino do conceito de fração
Resumo
Esta dissertação resulta de um estudo bibliográ?co que tem como objetivo a proposição
uma sequência didática como recurso metodológico com vistas à compreensão do conceito
de fração por estudantes da Educação Básica, considerando o campo do conjunto dos
números racionais não negativos Q+. O estudo bibliográfico foi desenvolvido em três
momentos não desconexos: o primeiro teve o objetivo de compreender melhor o conceito de
fração, para tanto consultamos a literatura que trata dos diferentes signi?cados da fração,
sua relação com outros conceitos matemáticos e a natureza das quantidades; o segundo
consiste de um estudo na literatura que trata sobre Engenharia Didática e Sequência
Didática; e a terceira consiste na elaboração da Sequência Didática. Os estudos apontam
como frutífera a implementação de propostas pedagógicas cujas metodologias colocam os
estudantes como agentes no processo de aprendizagem e consideram distintas perspectivas
relacionadas aos objetos de ensino, no caso em tela, de fração. Os resultados deste estudo
indicam que a elaboração e desenvolvimento de sequências didáticas colocam ao professor
a perspectiva de tornar-se pesquisador de sua própria prática, vez que desempenha papel
de articulador, organizador, incentivador e mediador no fazer de sala de aula, ao mesmo
tempo em que coloca o estudante na centralidade do processo de ensino e aprendizagem.
[Download TCC]