MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: KATTIA FERREIRA DA SILVA

UFT - Universidade Federal do Tocantins - Arraias - TO

Dissertação

Título
Um Emprego da Modelagem Matemática Sobre o Tempo de Exposição ao Sol com o Protetor Solar Fator 30
Resumo
A necessidade de pensar novas metodologias para o ensino da matemática, especialmente a partir de temas relacionados ao cotidiano dos alunos, motivou a realização deste trabalho que, através da modelagem matemática, tem como objetivo aliar teoria e prática no contexto da educação básica, para verificar o tempo que uma pessoa, fazendo uso adequado do fator de proteção solar (FPS) 30, pode ficar exposta à radiação ultravioleta (UV) do Sol, sem sofrer queimaduras. O estudo indica ainda os contributos desta pesquisa, apresenta uma proposta para o ensino “tempo de exposição segura ao sol”, que permite ao professor do ensino médio tratar de conceitos de função exponencial de maneira crítica e reflexiva, para a construção de um conhecimento mais significativo e também fornece aos alunos condições de perceber a integração da matemática com outras áreas do conhecimento proporcionando, através da modelagem matemática, condições necessárias para que ele possa desenvolver estudos que possibilitem maior capacidade de analisar, participar e agir sobre o conhecimento que está sendo construído. Ao considerar os níveis de radiação, o FPS 30 em relação ao tipo de pele, os dados remetem a uma função exponencial, que ao se aplicar a metodologia do método dos mínimos quadrados possibilitou elaborar um modelo matemático para cada um dos quatro tipos de pele. Os resultados mostram que se as pessoas ?zerem o uso correto do FPS 30, a depender do tipo de pele, é possível permanecer em exposição ao sol por um período mínimo de 1h e 45 minutos, sem sofrer queimaduras
[Download TCC]