Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: KATTIA FERREIRA DA SILVA
UFT - Universidade Federal do Tocantins - Arraias - TO
Dissertação
Título
Um Emprego da Modelagem Matemática Sobre o Tempo de Exposição ao Sol com o Protetor Solar Fator 30
Resumo
A necessidade de pensar novas metodologias para o ensino da matemática, especialmente a
partir de temas relacionados ao cotidiano dos alunos, motivou a realização deste trabalho
que, através da modelagem matemática, tem como objetivo aliar teoria e prática no contexto da educação básica, para verificar o tempo que uma pessoa, fazendo uso adequado do
fator de proteção solar (FPS) 30, pode ficar exposta à radiação ultravioleta (UV) do Sol,
sem sofrer queimaduras. O estudo indica ainda os contributos desta pesquisa, apresenta
uma proposta para o ensino “tempo de exposição segura ao sol”, que permite ao professor
do ensino médio tratar de conceitos de função exponencial de maneira crítica e reflexiva,
para a construção de um conhecimento mais significativo e também fornece aos alunos
condições de perceber a integração da matemática com outras áreas do conhecimento
proporcionando, através da modelagem matemática, condições necessárias para que ele
possa desenvolver estudos que possibilitem maior capacidade de analisar, participar e agir
sobre o conhecimento que está sendo construído. Ao considerar os níveis de radiação, o
FPS 30 em relação ao tipo de pele, os dados remetem a uma função exponencial, que
ao se aplicar a metodologia do método dos mínimos quadrados possibilitou elaborar um
modelo matemático para cada um dos quatro tipos de pele. Os resultados mostram que
se as pessoas ?zerem o uso correto do FPS 30, a depender do tipo de pele, é possível
permanecer em exposição ao sol por um período mínimo de 1h e 45 minutos, sem sofrer
queimaduras
[Download TCC]