Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: SIDOMAR BARBOSA LAUREANO
UFT - Universidade Federal do Tocantins - Arraias - TO
Dissertação
Título
Um Jogo de Carta no Ensino de Análise Combinatória e Probabilidade
Resumo
O presente estudo discorre sobre o uso de atividades lúdicas como alternativa no processo
de ensino-aprendizagem de Matemática, em destaque, um jogo de cartas como atividade
de revisão no ensino de Análise Combinatória e Probabilidade. Atividades como jogos,
desafios e outros são fundamentais para que o discente possa aprender de forma efetiva e
satisfatória alguns conteúdos de Matemática, uma vez que o gosto por essa disciplina não
é unânime entre os discentes. Atividades com jogos é uma importante ferramenta para
motivar e auxiliar no estudo desta matéria. Objetivando esclarecer a influência desse jogo
matemático no desenvolvimento do discente durante o processo de ensino-aprendizagem,
neste estudo utilizamos um jogo de cartas na Escola Estadual Hercília Carvalho da Silva,
localizada no Município de Gurupi – TO. Esse trabalho relata a aplicação de um jogo
envolvendo cartas que foi aplicado no 2o ano do ensino médio, em um período de 2 meses,
como uma forma de demonstrar a potencialidade da atividade lúdica enquanto metodologia
inovadora das ações pedagógicas, buscando aulas mais diversificadas para conduzir
os discentes envolvidos neste grupo a uma aprendizagem significativa nos conteúdos de
Análise Combinatória e Probabilidade. Posteriormente foi aplicado um questionário ao
grupo de discentes, este com 11 questões de múltipla escolha, a atividade (questionário)
fora realizada no dia 14 de março de 2017, durante a aula de Matemática. Pelos dados
coletados, fora possível verificar que a aplicação do jogo de cartas facilita o entendimento
dos discentes em referência às matérias de Análise Combinatória e Probabilidade, o que
não seria integralmente possível apenas com a exposição teórica e listas de exercícios. A
pesquisa, quanto aos procedimentos, delineia como uma de campo e levantamento de dados.
Quanto aos objetivos, teve como base o estudo descritivo e exploratório, focalizando
em identificar a percepção que o discente possui acerca do conteúdo de Análise Combinatória
e Probabilidade por meio de um jogo de cartas como atividade para revisar,
aprofundar ou motivar o estudo destes conteúdos.
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