Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ONÉSIMO RODRIGUES PEREIRA
UFT - Universidade Federal do Tocantins - Arraias - TO
Dissertação
Título
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ADIÇÃO DE FRAÇÕES
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo a proposição de uma Sequência Didática (SD)
com vistas ao processo de ensino e aprendizagem de adição de frações. Considerando o
conjunto dos números racionais não-negativos Q+, a natureza das quantidades, bem como
os diferentes significados de fração, propusemos uma SD para estudantes do 6o ano do
Ensino Fundamental. A elaboração da SD tomou como base a Engenharia Didática (ED)
e é composta de 3 fases: o Diagnóstico, organizado em 8 tarefas; a Experimentação, consti-
tuída de 3 Atividades, cada uma delas subdivididas em tarefas; e a Avaliação, que contém
11 tarefas. Em cada fase, as tarefas foram organizadas considerando graus de complexi-
dades cada vez maiores. A proposição do desenvolvimento da SD precede da realização
do diagnóstico, com o intuito de apresentar os objetivos, metodologia e materiais em cada
uma das atividades; identiificar procedimentos sobre o modo como os estudantes resolvem
cada uma das tarefas e possíveis dificuldades no processo e solução. Os resultados do
presente estudo mostrou-se bastante profícuo, especialmente porque coloca ao professor o
desafio de elaborar atividades pensando nas diferentes perspectivas que um dado conceito
contempla, e ao estudante, o papel de agente ativo no processo de aprendizagem. Assim,
tem-se mais uma possibilidade metodológica para o ensino de adição de frações.
[Download TCC]