MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: VILSIELE CRISTINA MARTHOS

UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Cornélio Procópio - PR

Dissertação

Título
A Geometria Euclidiana na Educação Básica: Uma Nova Proposta de Currículo.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo geral discutir o currículo da disciplina de matemática na Educação Básica, em especial, no que se refere a geometria euclidianas. A pesquisa se iniciou com o trabalho de formação dos docentes das séries iniciais por um período de 3 (três) anos, na escola Educativa Centro Educacional em Ourinhos – SP, partindo de suas inquietações e dificuldades em entender e ensinar geometria aos estudantes de forma eficiente. Foram analisados os currículos de geometria da Educação Básica propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pela Sociedade Brasileira de Matemática, mapeando a distribuição dos conteúdos de geometria na Educação Básica. Aplicaram-se atividades aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II e aos alunos da 2ª série do Ensino Médio, a fim de analisar as respostas obtidas e verificar as lacunas existentes dos conteúdos de geometria que permeiam estes níveis de ensino. A fim de melhorar o ensino de geometria, a partir das observações e dificuldades encontradas, apresenta-se uma nova proposta de currículo para o ensino de geometria que distribui para o aprendizado, valorizando suas construções e tornando-as significativas para o estudante.
[Download TCC]