Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: NICSON NONGELLE GOMES PINHEIRO
UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Teófilo Otoni - MG
Dissertação
Título
O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO MECANISMO PARA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E ESTUDO DE OBJETOS DO COTIDIANO DOS ALUNOS
Resumo
Ao serem considerados a capacidade ilustrativa das tecnologias digitais e o ganho pedagógico
proporcionado por atividades contextualizadas ao cotidiano dos alunos, fica evidente a viabilidade
de se trabalhar conteúdos curriculares usando ferramentas que exploram essas possibilidades
didáticas. No entanto, para alguns pesquisadores a falta de recursos e preparo de profissionais da
educação muitas vezes impedem que atividades escolares sejam exercidas seguindo esses preceitos.
Buscando colaborar para mudar esse cenário, a presente pesquisa tem a proposta de usar como
aporte recursos tecnológicos do GeoGebra, concepções científicas sobre modelagem matemática e
idealizações constantes nos Parâmetros Curriculares Nacionais dos Ensinos Fundamental e Médio
para produzir materiais didáticos com potencial de trabalhar conteúdos da disciplina Geometria a
partir de objetos do cotidiano dos alunos. Para tanto, é usada como principal metodologia a pesquisa
bibliográfica, de modo que é adotado como marco referencial, para as etapas de concepção,
construção, avaliação, reformulação e validação técnica do material produzido, os Parâmetros
Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e Médio. Destarte, suas etapas obedecem a seguinte
ordem de execução: Primeira etapa - estudos bibliográficos pertinentes a matéria em estudo, com
ênfase em conteúdos relacionados a ideias contemporâneas sobre educação, a Tecnologias da
Informação e Comunicação e a orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais do
Ensino Fundamental e Médio sobre habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos alunos
nesses níveis de ensino; Segunda etapa - análise seletiva das bibliografias estudadas e planejamento
de ferramentas educativas com potencial para trabalhar a Geometria associando elementos do
mundo real, da matemática formal e da tecnologia; Terceira etapa - construção das atividades
planejadas durante a etapa anterior e a avaliação preliminar dos resultados obtidos; Quarta etapa -
reformulação das atividades carentes de ajustes, análise final e validação dos resultados obtidos.
Com os procedimentos descritos, buscou-se produzir duas atividades complexas compatíveis com
várias das orientações estabelecidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para os Ensinos
Fundamental e Médio e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Básico, discutir
aspectos relacionados à inclusão da tecnologia em sala de aula e apresentar técnicas matemáticas e
pedagógicas concernentes ao ensino da Geometria e sua associação a outras disciplinas nesses
níveis de ensino.
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