MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: NICSON NONGELLE GOMES PINHEIRO

UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Teófilo Otoni - MG

Dissertação

Título
O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO MECANISMO PARA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E ESTUDO DE OBJETOS DO COTIDIANO DOS ALUNOS
Resumo
Ao serem considerados a capacidade ilustrativa das tecnologias digitais e o ganho pedagógico proporcionado por atividades contextualizadas ao cotidiano dos alunos, fica evidente a viabilidade de se trabalhar conteúdos curriculares usando ferramentas que exploram essas possibilidades didáticas. No entanto, para alguns pesquisadores a falta de recursos e preparo de profissionais da educação muitas vezes impedem que atividades escolares sejam exercidas seguindo esses preceitos. Buscando colaborar para mudar esse cenário, a presente pesquisa tem a proposta de usar como aporte recursos tecnológicos do GeoGebra, concepções científicas sobre modelagem matemática e idealizações constantes nos Parâmetros Curriculares Nacionais dos Ensinos Fundamental e Médio para produzir materiais didáticos com potencial de trabalhar conteúdos da disciplina Geometria a partir de objetos do cotidiano dos alunos. Para tanto, é usada como principal metodologia a pesquisa bibliográfica, de modo que é adotado como marco referencial, para as etapas de concepção, construção, avaliação, reformulação e validação técnica do material produzido, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e Médio. Destarte, suas etapas obedecem a seguinte ordem de execução: Primeira etapa - estudos bibliográficos pertinentes a matéria em estudo, com ênfase em conteúdos relacionados a ideias contemporâneas sobre educação, a Tecnologias da Informação e Comunicação e a orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e Médio sobre habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos alunos nesses níveis de ensino; Segunda etapa - análise seletiva das bibliografias estudadas e planejamento de ferramentas educativas com potencial para trabalhar a Geometria associando elementos do mundo real, da matemática formal e da tecnologia; Terceira etapa - construção das atividades planejadas durante a etapa anterior e a avaliação preliminar dos resultados obtidos; Quarta etapa - reformulação das atividades carentes de ajustes, análise final e validação dos resultados obtidos. Com os procedimentos descritos, buscou-se produzir duas atividades complexas compatíveis com várias das orientações estabelecidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para os Ensinos Fundamental e Médio e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Básico, discutir aspectos relacionados à inclusão da tecnologia em sala de aula e apresentar técnicas matemáticas e pedagógicas concernentes ao ensino da Geometria e sua associação a outras disciplinas nesses níveis de ensino.
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