Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: SILVIA TEIXEIRA COELHO MENEZES
UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Teófilo Otoni - MG
Dissertação
Título
Ensino e aprendizagem de função: desafios e perspectivas
Resumo
O presente trabalho compreendeu o contexto de estudantes do primeiro ano do
curso de Licenciatura em Matemática do IFMG, e sua relação com o processo de ensino e
aprendizagem do conceito de função. Mais especificamente, trabalhou-se com o conceito
de função, para que o estudante fosse capaz de reconhecer quando uma relação entre
grandezas se torna uma função; explorou o conceito de função nas suas ideias fundamentais
em uma perspectiva diversificada; e, por fim, discutiu as principais representações que
estão relacionadas ao conceito função.
O conceito de função tem sua importância no campo da Matemática e de outras
ciências que dele se utilizam.O caminho percorrido apresenta o desenvolvimento do
conceito de função ao longo da história, a abordagem que os Parâmetros Curriculares
Nacional sugerem para o ensino deste conceito, o uso da metodologia de resolução de problemas
para ensino de matemática, uma breve análise das disciplinas de Fundamentos da
Matemática Elementar I e I do curso de Licenciatura em Matemática e um levantamento
sobre as atuais pesquisas sobre o conceito de função.
Foi aplicada uma sequência de atividades para o estudante do Ensino Superior
na expectativa de auxiliá-lo na compreensão do conceito de função.
Os resultados obtidos com a pesquisa trouxeram aos discentes:
a) Reflexão sobre o conceito de função ao propor atividades em duplas e a
discussão dos resultados pelos estudantes.
b) A percepção de que um gráfico ou uma tabela podem representar uma
função, mesmo que não seja possível perceber sua representação algébrica.
c) Um trabalho com a mudança de representação de uma função.
d) A identificação das grandezas que compõe a função para, a partir delas
determinarem o domínio e o contradomínio de uma função.
e) Construção de gráficos de funções a partir da análise das expressões algé-
bricas.
f) Elaboração do conceito de função.
Ressalta-se que a grande parte dos estudantes que participaram da pesquisa
considerou que a mesma contribuiu para o avanço da percepção que tinham do conceito
de função, além disso, consideraram que a metodologia adotada pode ser reproduzida por
eles quando forem professores. Esse fato nos leva a considerar que a participação dos
estudantes na pesquisa teve relevância na sua formação de futuro professor.
[Download TCC]