MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FERNANDO VICENTE DA COSTA

CPII - Colégio Pedro II - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
COMBINATÓRIA: Uma proposta para o sexto ano do ensino fundamental
Resumo
O estudo da Análise Combinatória é um conteúdo importante para o ensino de Matemática e restrito ao Ensino Médio. Esse é um dos motivos pelos quais os alunos do Ensino Médio têm demonstrado grandes dificuldades no seu aprendizado. Este trabalho apresenta uma proposta para que esse conteúdo seja agregado ao sexto ano do Ensino Fundamental de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), por meio do Princípio Fundamental da Contagem (PFC), sem a utilização de fórmulas. Somente com o uso desta ferramenta estruturada e fundamentada o aluno será capaz de se apropriar desse saber de forma adequada. Serão ainda salientados alguns aspectos importantes sobre o conhecimento prévio de cada aluno e propostas atividades para consolidar o aprendizado deste tema. A metodologia utilizada será a Resolução de Problemas que é um instrumento muito útil e eficiente no ensino da Matemática. Uma importante contribuição desse trabalho é refletir sobre a possibilidade de uma abordagem mais ampla de Análise Combinatória que possibilite ao estudante a construção de seu conhecimento sobre o assunto de forma mais criativa e autônoma.
[Download TCC]