MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: PEDRO HENRIQUE GALHARDO RODRIGUES

CPII - Colégio Pedro II - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
UMA PONTE ENTRE O RACIOCÍNIO MECÂNICO DE ARQUIMEDES E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS DE GUY BROUSSEAU: Uma abordagem fomentadora do pensamento científico na escola básica
Resumo
Arquimedes sem dúvida foi uma das mentes mais brilhantes da história da humanidade. E o que ainda mais chamava atenção em seu trabalho foram suas técnicas e formas de conceber seus raciocínios frente aos desafios que se colocavam diante dele. O pensamento mecânico de Arquimedes resolveu muitas situações adversas em seu tempo; desde praticidades do dia-a-dia, como mover água entre desníveis, a aplicações bélicas e resoluções de problemas extremamente teóricos como os Problemas Clássicos da Antiguidade. Essa forma criativa e alternativa, conduzida pelo viés das Situações Didáticas de Guy Brousseau, é a proposta deste trabalho, com a implementação de atividades que fomentem nos alunos o lado criativo e inventivo, em busca de soluções e na descoberta de padrões matemáticos.
[Download TCC]