Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: VALTER FERREIRA DE CASTRO
CPII - Colégio Pedro II - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
ENSINO DE MATEMÁTICA EM LIBRAS: Sinais que fazem falta
Resumo
Muitas dificuldades surgem quando se pensa na educação do surdo e da sua inclusão. Este trabalho irá mostrar um problema: apesar do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e dela ser uma língua rica, existe a falta de sinais matemáticos. Então, para entender um pouco sobre como proceder, o leitor será apresentado ao que é identidade surda, assim, perceberá a importância do reconhecimento da LIBRAS como primeira língua do surdo. Serão apresentados glossários e aplicativos que podem ajudar surdos e ouvintes na comunicação e apresentaremos o método de validação de sinais que o INES utiliza no crescimento da língua. Após referir a importância do ensino da geometria para qualquer estudante, será mostrada a dificuldade acrescida de ensinar este assunto a alunos surdos, o que origina desigualdade na realização de provas como a do ENEM. No entanto, esta situação foi amenizada em 2017, com a realização da prova do ENEM em LIBRAS. Investiga-se o problema da necessidade da implementação de sinais em LIBRAS para a aprendizagem do surdo. Utilizando como referencial teórico o estudo de caso e aplicando a metodologia usada no INES, um grupo de alunos surdos irá propor, e depois validar, um conjunto de sinais para objetos matemáticos. Nesse estudo foi sentida a dificuldade existente em todo o processo de criação de sinais em LIBRAS, mas foi, também, reforçada a necessidade e a importância de aumentar a possibilidade de comunicação em matemática com os alunos surdos.
[Download TCC]