MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANITA MARTINS COSTA

CPII - Colégio Pedro II - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
ENCADEAMENTOS DIDÁTICOS BASEADOS NA TEORIA DE VAN HIELE: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONCEITO FORMAL DE CONVERGÊNCIA DE SEQUÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho consiste na elaboração de um encadeamento didático baseado na teoria de van Hiele para o ensino de sequências numéricas, tendo como objetivo a compreensão do conceito formal de convergência de sequências. Para isso, foi feita uma adaptação do modelo de van Hiele originalmente criado para o ensino de Geometria. O encadeamento foi dividido em etapas, constituídas de exercícios e intervenções do professor. Estas receberam um código de identificação que informa o nível, a fase e a natureza da tarefa, além de informações do pré-requisito, objetivos específicos a serem alcançados e respostas esperadas. O método clínico de Piaget foi usado como referência para fundamentar e orientar as conversas entre professor e aluno por tratar-se de um modelo de investigação da inteligência e ter como objetivo de descrever as habilidades intelectuais do ser humano. As atividades propostas no nível 4, referente ao conceito formal de convergência de sequências, foram aplicadas a um grupo de alunos do 2° ano do ensino médio de uma escola particular em Niterói, no estado do Rio de Janeiro.
[Download TCC]