Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DENISE SHIZUE RIBEIRO TOKUYAMA
CPII - Colégio Pedro II - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
TRIGONOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL Introduzindo a circunferência trigonométrica no nono ano
Resumo
O ensino da Trigonometria, em geral, inicia-se no nono ano do Ensino Fundamental onde se abordam as razões trigonométricas no triângulo retângulo, sendo os demais conceitos e resultados trigonométricos abordados no Ensino Médio. Pretende-se com este trabalho mostrar que é viável antecipar para o nono ano o ensino da circunferência trigonométrica e estender os conceitos de seno, cosseno e tangente para ângulos não agudos. Assim, após adquirir esse conhecimento, será possível resolver problemas envolvendo triângulos quaisquer, entre outras aplicações. Desta forma, propõe-se construir a circunferência trigonométrica utilizando-se régua e compasso e, a partir daí, definir os conceitos de seno, cosseno e tangente. Para tal, requer-se o conhecimento e a compreensão de algumas construções geométricas necessárias para a confecção do plano cartesiano e do círculo unitário centrado na origem. Além disto, a teoria das razões trigonométricas no triângulo retângulo também será necessária na construção do conhecimento almejado. O uso de simetrias para relacionar medidas de arcos trigonométricos com extremidades simétricas em relação a um dos eixos coordenados ou à origem do sistema cartesiano e o cálculo do seno, do cosseno e da tangente determinados por estes arcos conclui este estudo. Para encerrar, apresentar-se-á uma atividade realizada com alunos do nono ano de uma escola pública, localizada no município do Rio de Janeiro, e suas devidas conclusões.
[Download TCC]