MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ALVARO DOMINGUES SOARES

CPII - Colégio Pedro II - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A Geometria Analítica é um conteúdo que não faz parte do currículo do Ensino Fundamental no Brasil. A abordagem da Geometria Analítica é realizada apenas no Ensino Médio e muitas vezes é passada de forma pouco atrativa para o aluno, sendo meramente um conjunto de fórmulas e exercícios repetitivos. Em alguns casos, esse o conteúdo de Geometria Analítica não é passado por alguns professores, visto entre outros fatores, a grande quantidade de conteúdos na grade curricular de Ensino. Neste trabalho propomos uma abordagem através de jogos, fazendo o uso de tecnologias e desafios, envolvendo questões e atividades lúdicas sobre alguns tópicos da Geometria Analítica para alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental. Todas as atividades sugeridas neste trabalho foram embasadas no Currículo Mínimo utilizado pela Secretaria de Educação do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A proposta apresentada propicia um ambiente agradável à introdução da Geometria Analítica, visando a facilitação e a aprendizagem de alguns temas oferecidos no Ensino Fundamental e Médio. Além disso, permitimos aos alunos uma nova visão à Geometria Euclidiana com a utilização da Álgebra como ferramenta para resolução de problemas. Este trabalho traz abordagens simples para serem realizadas dentro de sala de aula com material acessível e de fácil adaptação quando necessário. Também foram abordados os principais motivos históricos para criação da Geometria Analítica, bem como o embasamento teórico necessário para o cumprimento das atividades junto aos alunos. Assim, a proposta é que seja possível a utilização das atividades oferecidas neste trabalho por professores na Educação Básica em diferentes realidades.
[Download TCC]