Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANTONIO CESAR PINHEIRO
IFSP - Instituto Federal de São Paulo - São Paulo - SP
Dissertação
Título
O teorema “de Pitágoras" estudado a partir de ornamentos africanos
Resumo
O presente trabalho apresenta uma proposta para que professores do 8° e 9° ano da Educação Básica possam discutir e estudar Matemática com seus alunos de uma forma diferente do que é apresentado em livros didáticos e apostilas convencionais e também resgatar as contribuições do povo negro na constituição da sociedade nacional como expõe a lei 10.639/03. Os subsídios teóricos foram buscados na etnomatemática, a partir de pesquisadores desta área como Ubiratan D’Ambrósio e Paulus Gerdes que entendem que a Matemática está presente e é praticada por diversos grupos sociais. Discutiremos neste trabalho o teorema “de Pitágoras” observado em ornamentos característicos da cultura africana. Por fim, oferecemos aos professores atividades comentadas com auxílio da teoria de registros de representação semiótica, desenvolvida por Raymond Duval, acerca do processo de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos e mostramos que é possível trilhar caminhos diferentes para estudar o teorema “de Pitágoras”.
[Download TCC]