Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: VERLENE EUFRÁSIO BEZERRA
UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE
Dissertação
Título
JOGOS COMO UMA FERRAMENTA NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA
Resumo
Trabalhar matemática no Ensino Médio é uma atividade que requer do professor uma prática criativa e inovadora, para que ele possa garantir uma aprendizagem satisfatória, através do raciocínio lógico e compreensão dos temas abordados no dia-a-dia em sala de aula,aproximando estes temas da realidade na qual o aluno está inserido. Por essas e outras razões, ensinar trigonometria através de jogos é uma forma de desmistificar o medo que a grande maioria dos alunos traz do Ensino Fundamental de que a matemática do Ensino Médio é um " terror" além de a aprendizagem corresponder aos objetivos propostos para o conteúdo, a aula torna-se mais prazerosa e desperta maior entusiasmo e aproximação entre alunos e aluno e professor. De acordo com Klein e Costa(2011), "o estudo da trigonometria nas escolas é um tema espinhoso para a maioria dos alunos", mesmo que este tema esteja presente no cotidiano do aluno e seja de grande importância para a compreensão de outros conteúdos. Dessa forma cabe ao professor criar condições para que o aluno aprenda numa atitude de relacionamento e interação com o professor e com seus colegas de turma. Com jogos em sala de aula o aluno torna-se protagonista desta aprendizagem.
[Download TCC]