MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: WELITON DE FARIAS NASCIMENTO

UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO

Dissertação

Título
O ENSINO DE VETORES NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO COM AUXÍLIO DO GEOPLANO, DA MALHA QUADRICULADA E DO GEOGEBRA.
Resumo
Ao fazer uma análise do cronograma de conteúdos de matemática para o ensino médio da rede pública do Brasil, percebe-se a falta do ensino específico de vetores no Ensino Médio, em especial na primeira série. Tal abordagem, na maioria das vezes é feita pelos professores da disciplina de Física, pois o uso de vetores é essencial para o estudo da cinemática e da dinâmica. Como mudar essa realidade? Essa pergunta não é desabonadora das habilidades dos professores de Física ou de outra disciplina. O problema é que os conceitos e propriedades pertinentes aos vetores são somente apresentados aos alunos como uma ferramenta matemática, que facilita a representação de uma situação-problema. Quando o tema vetor é abordado, os alunos não são oportunizados a explorarem seus conceitos e propriedades. O veem apenas como um objeto, dotado de sentido, direção e módulo, além de na maioria das vezes nem saberem ao certo o que significam tais características. O ensino básico de vetores, assim como toda a matemática, deve ser feito de forma significativa, proporcionando ao aluno a associação do conceito com a realidade que o cerca. Propõe-se o uso de materiais concretos como o Geoplano e a malha quadriculada, associados ao uso do software Geogebra, no estudo dos conceitos e propriedades de vetores, pois esses materiais facilitam a visualização e a manipulação de um ou mais vetores simultaneamente. Esta proposta é para que seja realizada no início da primeira série do Ensino Médio, pois é a partir daí que os alunos precisarão dominar o conceito de grandezas vetoriais e, consequentemente, vetores.
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